O Ciclo

Há 50 anos o Brasil mergulhava novamente em um período de ditadura que permaneceu por 21 anos e cujas marcas, embora ainda gravadas em nossa história, sofrem um processo de apagamento.

As novas gerações de brasileiras e brasileiros não tiveram contato com essa história nem na escola e nem na mídia. Os vigorosos, porém insuficientes esforços para que a história seja contada não lograram sequer a abertura dos documentos da época, a contagem real das vítimas mortas ou que tiveram suas vidas marcadas pela repressão. As iniciativas de resistência foram igualmente apagadas e, muitas vezes, ridicularizadas. As consequências sociais e econômicas desse período não são compreendidas por grande parte de nosso povo.  A história que se contou criou no imaginário de grande parte das brasileiras e brasileiros a ideia de que aqueles eram temos de  paz e desenvolvimento.


É preciso contar e recontar a história  a partir de quem a viveu. E registrá-la. 


O Ciclo de Atividades '50 anos do Golpe Civil-Militar no Brasil' é uma realização do Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE) do Centro de Ciências Humanas e Biológicas (CCHB) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus de Sorocaba.

Participam também como apoiadores os  departamentos de Biologia (DBio) e de Geografia, Turismo e Humanidades (DGTH), do mesmo Centro.

O evento é aberto e gratuito e serão emitidos certificados.







Veja os detalhes da Programação AQUI.